Cantinho da Música

  • Inicio
  • MIDI's
  • RÍTIMOS PARA TECLADO
  • SOLOS PARA TREINO
  • APOSTILAS
  • AFINADOR
  • QUEM SOU
Inicio » cifrar » como » musica » Como cifrar uma música

Como cifrar uma música

6 Comentarios
cifrar, como, musica
Cifrar uma música pode ser uma atividade frustrante. Calma lá, não quero te colocar pra baixo não.
Acontece que cada qual tem sua capacidade e seu grau de avanço no estudo de violão. Porém, para aqueles que já conhecem os acordes básicos, a formação dos mesmos e também os acordes relativos, é possível aprender como cifrar uma música.
É assim: coloque aquelas letrinhas (A, D…) em cima da letra da música e pronto. Não, não é assim, é claro.
Já vi instrumentistas simplesmente ouvirem a música (desconhecida para eles) e – em poucos minutos – tocarem todos os acordes em perfeita sequencia, simplesmente acompanhando a música. Fácil, não? Não para mim, posso garantir. E talvez não para você também.
Se você tem dificuldade em “sentir” os acordes, pode aprender como cifrar uma música de outra maneira.
A primeira coisa é familiarizar-se com a música. Ouça a música várias vezes. Preste atenção nas mudanças de acorde.
Antes de sair tentando ver qual o primeiro acorde, afine o violão. Em seguida, tente descobrir qual é o primeiro acorde da música, aquele que dá nome à tonalidade.
Geralmente, a música começa com este acorde, mas tome cuidado. Nem sempre é assim. Por vezes o acorde vem na introdução e no começo da música já aparece outro.
Outra dica para descobrir a tonalidade (o acorde principal) ao tirar uma música de ouvido, é – em alguns casos – o acorde final da música. Somente – é claro – naquelas canções que terminam assim. No caso de uma música que vai abaixando o volume aos poucos, isto não funciona.
A partir daqui, você tem duas opções:
1) Você descobriu a tonalidade da música – basta então ir cantando a música e colocando os acordes que seriam lógicos de se colocar ali.
Acorde 1 – o que dá a tonalidade o I da escala
Acorde 2 – o IV da escala
Acorde 3 – o V da escala
Os acordes relativos dos três acordes acima.
Tomemos por exemplo a música New York, de Christian e Ralph.
Introdução G (I) Am (rel. de IV) C (IV) G
Am C G
Esta é a história de um novo herói
…. (a estrofe segue nesta sequencia)
C G
Tinha um sonho, ir pra Nova Iorque
….
Am
Saudade vai, vai, vai
C
Saudade vem, vem, vem
G
Te buscar
Como você pode ver, a tonalidade da música é G (I), mas ela começa com Am (relativo de C). São somente três acordes. Nesta música acontece o que já mencionei. Ela começa na relativa de C (IV). E nem usa o acorde V, que seria D.
Cifrar uma música destas, não é difícil. Mesmo que você descobrisse primeiro o acorde Am, a partir do momento em que descobrisse os outros, saberia que a música não está nesta tonalidade. Se a tonalidade fosse Am, o acorde IV deveria ser D e o V seria E.

2) Você não descobriu o acorde I, nem tampouco os outros.
A minha saída num caso destes, é aprender a cantar bem a música, praticando junto com a gravação original.
Depois, colocar um acorde em que a voz se encaixe (mesmo que não seja a tonalidade original) e tentar cantar a música. Você vai sentir a hora de mudar o acorde. Parece que fica faltando alguma coisa (e fica mesmo… o próximo acorde).
Basta então seguir a regra: I, IV, V e seus relativos, para achar pelo menos os acordes principais. Lembre-se que não há um padrão para a ordem dos acordes.
Uma vez que você consiga tocar todas as partes da música, fica fácil comparar com a gravação. Você perceberá se a tonalidade está acima ou abaixo. Basta então transportar, o que já é mais simples. Ou não, se você estiver satisfeito com a tonalidade em que cifrou a música.
Algumas coisas podem nos atrapalhar um pouco ao aprender como cifrar uma música. Por exemplo: às vezes parece que vem um novo acorde. Você tenta todos os possíveis e imagináveis e nada bate. Pode ser que não venha nada. Fique no acorde em que estava.
Outras vezes colocamos um acorde e parece que é aquele, está perto, mas falta alguma coisa. Geralmente é o acorde relativo.
Pequenas sequencias podem aparecer também. Três ou quattro acordes num só compasso podem dificultar um pouco a guerra. Porém há umas sequencias muito utilizadas, fáceis de se deduzir, se você sabe o que vem antes e depois. Por exemplo:
Antes – G
Depois – C
Mas havia algo no meio, uma “caída”. Provavelmente é: G D/F# Em C.
Outro pequeno truque, é colocar repetidamente o mesmo pedaço da música e tentar achar o baixo, tocando as notas na sexta ou quinta cordas.
Não há uma só resposta para a pergunta “como cifrar uma música”. Mas uma coisa é certa: é preciso ter paciência e praticar. Alguns têm mais facilidade, outros não. Se você costuma tocar as músicas lendo a letra e as cifras, provavelmente vai ter dificuldade, por falta de treinar o ouvido. Mas isto é outro assunto.
#Compartilhar :
Tweet
Como cifrar uma música Cantinho da Música
publicado em: 2010-05-20T20:14:00-07:00
Título:Como cifrar uma música
Classificação: 5 Em 27 Comentários
Postagens Relacionadas

6 comentários

Balas
MANASSÉS MARTINS delete 3 de julho de 2010 às 18:23

GOSTEI MUITO DO ASSUNTO . QUEM SABE ALGUM DIA AIMDA EU NÃO ME TORNE `` UM MAESTRO ? `` ESTOU CAMINHANDO PARA REALIZAR ESTE SONHO .

Balas
Unknown delete 14 de julho de 2010 às 17:35

Administrador: Basta vc se empenhar bem no que quer, que certamente conseguirá...

Balas
Anônimo delete 23 de março de 2011 às 07:28

Esse site é maravilhoso. Parabéns.

Balas
Anônimo delete 24 de março de 2011 às 16:29

Li tudo, que bençao. Agora é meus olhos se abrirem pra eu entender.Um abraçao da amiga do site . ANA . ATÉ SABADO DIA 26 MARÇO !

Balas
Locutora Tanilla Karla delete 9 de novembro de 2012 às 02:55

UM DOS MELHORES BLOGS DE MUSICA QUE JÁ VISITEI! PARABENS MESMO, VC TIRA NOSSAS DUVIDAS COM TEXTOS CURTOS, E SEM ENROLAÇÃO! OBRIGADA!

Balas
Anônimo delete 6 de agosto de 2013 às 15:42

gostei da explicação muito bom mesmo obg.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

TRADUTOR

Arquivos

AFINE SEU CONTRABAIXO

Afine seu violão

GOSTOU? ENTÃO CURTA!

Seguidores

Total de visualizações

Gostou do Blog?

O que vc toca?

POPULARES

  • IMAGENS ACORDES NO TECLADO
    Acordes Sustenidos menores (X#m) Acordes Sustenidos (X#) Inversão de acordes: 1ª e 2ª inversão Acordes com sétima (X7) Acordes...
  • Notas Musicais - No teclado
    Vamos aprender agora sobre as notas musicais, mas para um melhor entendimento, vou ilustrar os exempl...
  • FLAUTA DOCE - APOSTILAS E MUSICAS
    Olá pessoal por pedido de um amigo estarei postando agora algumas apostilas e musicas de flauta doce. Andei pesquisando na internet e vi q...
  • AS DUAS MÃOS - TECLADO
    Quando tocamos, algumas coisas deverão ficar bem claras: O método mais apropriado que servirá de grande auxílio para sua aprendizagem. Est...
  • ESCALA MAIOR - TECLADO
    OBS: Onde tiver a letra "P" quer dizer que tem que tocar com o polegar. Atenção pois tem notas bemois (notas pretas do teclado). ...
  • Inversão de acordes
    Podemos começar a formar os acordes a partir da segunda nota (3a) ou da terceira nota do acorde (5a). Tomamos por exemplo o acorde de C. ...
  • AFINADOR DE CONTRABAIXO
    Muitos pediram e aqui está um afinador de contrabaixo para você deixar seu instrumento sempre afinado. Este afinador é bem completo e com el...
  • ACORDES NO CAVACO
    Vamos disponibilizar agora uma sequancia de acordes para você fazer no seu cavaco. É sempre bom estar por dentro de diferentes acordes pois ...
  • ESCALA NO VIOLÃO
    Aqui neste tópico vocês aprenderam onde se encontram as notas no braço do violão. Para isso estou disponibilizando uma tabela. segue abaixo...
  • Afinador de violão on-line
    Afine seu violão rápido e fácil aqui... Pra você que não tem afinar e não consegue afinar de ouvido, aqui esta a solução. É muito fácil e ...

ULTIMOS COMENTÁRIOS

Carregando...

Desaparecidos

DESAPARECIDOS:
Coloque no seu Blog!

DivulgandoDesaparecidos.org

CONTATO

Envie um email para:
contato@cantinhomusica.com.br

Importante

Todo ou maior parte do conteúdo postado neste Blog esta protegido pela Lei LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, de direitos autorais e pelo Código Penal - CP - DL-002.848-1940 de violão de Direitos Autorais. A cópia, distribuição ou comercialização deste conteúdo será considerado crime contra a propriedade Intelectual e Imaterial. O conteúdo estará disponível apenas no Cantinho da Musica, que disponibiliza o material para estudo.

Copyright 2014 Cantinho da Música - Todos os Direitos Reservados