Cantinho da Música

  • Inicio
  • MIDI's
  • RÍTIMOS PARA TECLADO
  • SOLOS PARA TREINO
  • APOSTILAS
  • AFINADOR
  • QUEM SOU
Inicio » Bemol. sustenido » conhecer » musica » tonalidade » Como conhecer os sustenidos e bemóis na música

Como conhecer os sustenidos e bemóis na música

3 Comentarios
Bemol. sustenido, conhecer, musica, tonalidade
Pretendo com este guia rápido explicar como se destacar entre seus amigos músicos, sabendo logo de cara todas as alterações de uma música.
Não pretendo me aprofundar na explicação teórica, mas darei alguma noção, para que não achem que eu tirei isso do nada!

O que define a tonalidade de uma música são seus acidentes (sustenidos e bemóis), que são escritos, na partitura, na armadura de clave. Existem tonalidades maiores e menores que são relativas, o tom menor é relativo ao sexto grau da escala do tom maior e o tom maior é relativo ao terceiro grau do tom menor correspondente.
Exemplos: Dó Maior é relativo de Lá Menor. (É só contar 1-Dó; 2-Ré; 3-Mi; 4-Fá; 5-Sol; 6-Lá; 7-Si/ 1-Lá; 2-Si; 3-Dó; 4-Ré; 5-Mi; 6-Fá; 7-Sol)
Por que saber isso? Porque os tons relativos usam a mesma armadura de clave.

Acontece que a ordem que os sustenidos ou bemóis aparecem na armadura de clave é sempre a mesma, e uma é inversa à outra. O que facilita muito a identificação das alterações:
Ordem dos sustenidos: Fá; Dó; Sol; Ré; Lá; Mi; Si.
Ordem dos Bemóis: Si; Mi; Lá; Ré; Sol; Dó; Fá.

Vale lembrar que nunca são usados bemóis e sustenidos numa mesma escala, sempre será escolhido um dos dois. E, não sei por qual motivo, o mais comum de ser encontrado em música popular é o sustenido (#).

Mas como isso vai me ajudar?

Quando a tonalidade é formada com sustenidos na armadura de clave, o tom é a próxima nota na ordem que você já conhece (não a ordem das alterações que eu acabei de mostrar):
Exemplo 1: Se a música que você vai tocar tem Fá, dó e Sol sustenidos (não necessariamente nesta ordem!), o tom dela é Lá Maior ou Fá menor (depois do sol vem o lá, confere?).
Exemplo 2: Se você sabe que o tom da música que você vai tocar é Mi, você saberá de cara que as notas Fá, Dó, Sol e Ré serão alteradas com sustenido.

Agora nem relação aos Bemóis:

O tom na ordem dos bemóis será sempre o penúltimo bemol existente na armadura de clave. O único caso que não cabe nessa dica é o tom de fá maior/ré menor, pois este possui somente um bemol na sua armadura (então decore isto!).
Exemplo 1: Se uma música tem como tom Lá Bemol Maior (ou Fá menor), as alterações desta estão em: Si, Mi, Lá e Ré.
Exemplo 2: Se as alterações da música são Si, Mi e lá, o tom desta é Mi Bemol maior, ou Dó menor.

Vai aí mais uma dica: Se, lendo uma cifra, você se depara com um Ré sustenido, pode ter certeza que se nesta cifra houverem as notas Fá, Dó e Sol, elas também terão esta mesma alteração!

Fascinante, né?

As dificuldades deste método são as seguintes:
A maioria das cifras vêm com os tons identificados errados, geralmente dizem que o tom é a nota que a música começa (o que quase sempre não é verdade);
e nas músicas mais elaboradas, há modulação (mudança de tonalidade), o que lhe dará algum trabalho, para identificar os tons nas partes das músicas. você poderá encontrar um tom diferente do resto da música na introdução, no acompanhamento de um solo, no refrão ou no fim da música.

Se eu te ajudei, indique esse artigo pra mais alguém, leve pra seus companheiros de banda, etc.. Essas informações valem ouro! É muito difícil encontrá-las assim, quase de graça. Compartilhe!
#Compartilhar :
Tweet
Como conhecer os sustenidos e bemóis na música Cantinho da Música
publicado em: 2010-04-13T10:35:00-07:00
Título:Como conhecer os sustenidos e bemóis na música
Classificação: 5 Em 27 Comentários
Postagens Relacionadas

3 comentários

Balas
RomeroMarcius (psicólogo, músico, jornalista autodidata e blogueiro) delete 23 de setembro de 2010 às 06:40

Saudações!
Seu blog é muito bom, mas, está demorando demais para carregar.
Será o meu navegador, ou suas configurações?
Seja como for, desejo-lhe sucesso.

Balas
Anônimo delete 26 de janeiro de 2012 às 03:40

PARABÉNS, O SEU BLOG É MUITO BOM, MAS PORQUE O CONTEÚDO DO NÃO DÁ PARA SER COPIADO?
OBRIGADO...

Balas
Unknown delete 2 de fevereiro de 2012 às 13:38

O conteúdo é bloqueado para cópia por segurança, para não ser copiada para outros sites. Há muitos plagiadores por aí.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

TRADUTOR

Arquivos

AFINE SEU CONTRABAIXO

Afine seu violão

GOSTOU? ENTÃO CURTA!

Seguidores

Total de visualizações

Gostou do Blog?

O que vc toca?

POPULARES

  • FLAUTA DOCE - APOSTILAS E MUSICAS
    Olá pessoal por pedido de um amigo estarei postando agora algumas apostilas e musicas de flauta doce. Andei pesquisando na internet e vi q...
  • APOSTILAS DE CANTO
    Por pedido de várias pessoas resolvi disponibilizar apostilas de canto. Aqui vocês encontrarão várias apostilas que vão desde exercícios de ...
  • Campo Harmônico Maior
    Estou disponibilizando aqui uma tabela com o campo armônico, super fácil de entender. C     |    F      G    |   Dm       Em     Am    ...
  • COMO LER TABLATURAS
    Por acaso ,você já sabe o que é uma tablatura? Já ouviu falar no assunto? Você irá aprender como ler e escrever esses números espalhado...
  • O que são tablaturas e como usá-las?
    Tablatura (tablature ou tabulature ou tab em inglês) é um método usado para transcrever música que po...
  • CAMPO HARMONICO MENOR
    Os acordes desse campo exercem funções específicas dentro de uma determinada progressão. Essas funções podem transmitir sensações de estabil...
  • SOLANDO NO TECLADO
    Muitas pessoas falam comigo aqui no Blog e pedem muita musica pra solar no teclado. Já enviei muitas musicas por email. Aí pensei..."po...
  • IMAGENS ACORDES NO TECLADO
    Acordes Sustenidos menores (X#m) Acordes Sustenidos (X#) Inversão de acordes: 1ª e 2ª inversão Acordes com sétima (X7) Acordes...
  • ESCALA MAIOR - TECLADO
    OBS: Onde tiver a letra "P" quer dizer que tem que tocar com o polegar. Atenção pois tem notas bemois (notas pretas do teclado). ...
  • ACORDES COM SÉTIMA SIMPLIFICADO
    Como já conhecemos a formação do acorde com sétima (7) fica bem mais fácil. Acorde de C7 (Dó com sétima) a) Acorde aberto na mão esquerd...

ULTIMOS COMENTÁRIOS

Carregando...

Desaparecidos

DESAPARECIDOS:
Coloque no seu Blog!

DivulgandoDesaparecidos.org

CONTATO

Envie um email para:
contato@cantinhomusica.com.br

Importante

Todo ou maior parte do conteúdo postado neste Blog esta protegido pela Lei LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, de direitos autorais e pelo Código Penal - CP - DL-002.848-1940 de violão de Direitos Autorais. A cópia, distribuição ou comercialização deste conteúdo será considerado crime contra a propriedade Intelectual e Imaterial. O conteúdo estará disponível apenas no Cantinho da Musica, que disponibiliza o material para estudo.

Copyright 2014 Cantinho da Música - Todos os Direitos Reservados