Olá Amigos!
Hoje iremos aprender como funciona a montagem de acordes com 7 (sétima), 9 (nona), 11 (décima primeira) e outros.
Estava ontem assistindo uma aula na faculdade e estava um pouco chata a aula aí comecei a escrever sobre essa montagem de acordes numéricos, então estou colocando aqui no blog o que escrevi. Vamos lá!
A colocação destes números nos acordes não tem segredo algum, é simples, fácil e compreensível. Você irá apenas adicionar ao acorde uma nota que será pedida através destes números.
Vamos usar o acorde de C (dó) para facilitar o entendimento. O acorde de C (dó) equivale as notas dó, mi e sol. Desta forma, olhando para a escala abaixo seguiremos explicação.
Olhando para a escala vemos que estas notas do acorde de C (dó) são a Tônica (nota primeira que inicia o acorde) = dó, a 3ª = mi e 5ª = sol. Lembrando que o acorde pode aparecer não com estas 3 notas, mais com a repetição de uma delas como o acorde de C (dó) principal do violão que é formado por: do, mi e do.
Então, nesse acorde de C (dó) se quisermos ele com 4ª, ou seja, C4 (dó com quarta), então, vemos quem é a quarta de C (dó) na escala e a adicionamos.
Como vemos acima, a quarta de C (dó) é fá, assim, apenas adicionaremos a nota fá no acorde de C (dó) e teremos um C4 (dó com quarta). Simples assim. Então, além do dó, mi e sol ou do, mi, do teremos também um fá no acorde.
C = dó, mi, do
C = dó, fá, do
Como você deve ter percebido, o mi sumiu e o fá substituiu ele nesse exemplo de acorde. Mais o mi pode aparecer, além do sol também, depende da formação do acorde. Eu uso um C4 (dó com quarta) que usa dó, fá, mi, do. O que sempre terá que aparecer é o fá, pois ele que estará formando o C4 (dó com quarta).
Da mesma forma ocorre com os outros números que aparecem com os acordes. Se quisermos um C9 (dó com nona) é só olharmos na escala quem é a nona de C (dó).
(Se você perceber apenas dei continuidade a escala e encontrei a nona)
Encontrado a nona de C (dó) que é ré, logo adicionaremos esta ao acorde e teremos C9 (dó com nona).
C9 = mi, do, ré
Aproveitando o assunto, aproveito para falar outra coisa que está relacionado também. Vendo a escala abaixo percebemos que a 11ª (décima primeira) é a mesma que a 4ª (quarta). Então, quando vemos um acorde C11 (dó com décima primeira) é o mesmo que C4 (dó com quarta). Pois, a 11ª de C = fá e a 4ª = fá também, o que ocasionará no mesmo acorde.
C11 = C4 (dó com décima primeira é o mesmo que dó com quarta)
C13 = C6 (dó com décima terceira é o mesmo que dó com sexta)
Sabendo destas informações e onde encontrar as notas no braço do seu violão ou nas teclas do seu teclado você poderá facilmente montar seus acordes com 7ª, 9ª, 11ª, 13ª... É só pegar o acorde e dicionar a nota que o número pede.
É isso amigos, esta é uma explicação simplificada dessa montagem. Há muito mais teoria por traz disso, porém, esta é uma base do entendimento dessa montagem e uma forma simples de se entender e fazer. Com essas informações já dá pra se virar sozinho.
Espero que tenham entendido tudo e que seja muito útil a todos vocês!
Um forte abraço.