FORRÓ NO TECLADO - ARPEJO DE ACORDEON

Por pedido de um de nossos visitantes para dar uma ajudinha sobre tocar forró no teclado em especial arpejos de acordeon no teclado.

Então vamos lá. Para começarmos quero dizer que tocar teclado não é só técnica e coordenação motora, tocar teclado é tambem criatividade. Um simples toque de criatividade pode fazer uma extrema diferença nas suas musicas.

Vou dar aqui algumas maneiras "simples" mais eficientes de você fazer um arpejo de acordeon num rítmo de forró no teclado.

1º - Você pega o acorde a ser tocado na musica e toca uma nota de cada vez da ultima para a primeira.
                       1   2   3
Ex: Acorde C - dó mi sol

Você toca na ordem 3, 2 e 1. Sempre voltando da terceira pra primeira.

Para ajuda fiz um pequeno video, como gravei do meu celular, não esta muito bom de imagem e video, mais é só pra vocês verem como fica. Espero que seja útil.

video

2º - Você toca apenas o 1º, 2º e o 3º grau do acorde a ser tocado, tambem vindo da terceira nota para a primeira.

Ex: Você tem um acorde D, você vai fazer o 1º, 2º e 3º grau de D.


 Se você não entende de graus de acordes pode ver aqui.

 Para facilitar fiz tambem um video.

video

3º - Ou tambem quando você for comprar um teclado novo optar por um que tenha arpejos automáticos, pois isso facilita muito a vida. Você apenas faz o acorde e o teclado arpeja pra você.

video

O importante é você usar sua criatividade e inventar umas maneiras diferentes de arpejar que encaixem com a musica. Estas foram apenas maneiras simples de arpejos mais que fazem muita diferença.

Obs: Aqui estou dando dicas de arpejos de acordeon na mão direita, na mão esquerda segue os acordes normais. As opções 1, 2 e 3 são opções separadas, ou seja cada uma você pode usar em uma musica separada, eles não são continuação uma da outra.

Se precisar de ajuda só falar comigo na janela de ajuda.

Gostou? Então agradeça...deixe um comentário.

48 comentários:

  1. parabens pela postagem da musicam do acordeon do teclado, com certeza vai mim ajudar, parabens
    Raimundo (Caicó/RN)

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei só q eu queria q vc postasse vc encinando musicas em varios estilos.

    ResponderExcluir
  3. Cara meus parabéns, pois vc foi o único músico que realmente me ajudou,essas eram as dúvidas que eu tinha, graças a essa postagem irei evoluir muito mais valeu...

    ResponderExcluir
  4. nossa veio comprei um teclado faz dez dias e ja to tocando forro !@!!muito bom gostaria de saber mais dicas que facilitam como tocar teclado pois ja tenho 40 anos não tenho tempo pra ir em uma escola de musica pois burro velho não pega trote kkkk mas se puder me ajudar !! agradeço muito valeu pela dica !!!

    ResponderExcluir
  5. Encontrei o que eu tanto procurava, valeu demais

    ResponderExcluir
  6. Achei Muito legal! Parabéns (Renato Sobral N.SRªDA GLÓRIA-SE)

    ResponderExcluir
  7. legal gostaria de ver outras maneiras ex: vanirao, xote e baiao.

    ResponderExcluir
  8. valew amigo, muito bom mesmo! estava perdido igual cego em tiroteio

    ResponderExcluir
  9. muito bom cara, gostei. pode publicar mais técnicas?

    ResponderExcluir
  10. valeu 10 muito bom carlos queimados rj

    ResponderExcluir
  11. Parabens muito bom msm!

    ResponderExcluir
  12. Parabens amigo, vc foi simples, objetivo e demonstrou grande capacidade de transmitir conhecimentos, e conhecimento musical, mais uma Vez PARABENS

    ResponderExcluir
  13. Este é o tipo de mestre que cada vez fica mais difícil de encontrar. Continue assim. Poucas palavras, simplicidades, objetividade, e direto logo no assunto sem rodeio, sem enrolação... valeu pela dica.. era o que eu tava procurando.

    ResponderExcluir
  14. Ola adoreii o site mas eu estava presisando de um vidio muito grande porque meu teclado e meio dificil de entender " e nao acho professor boum so vc mesmo mas precisava de uma imagen maior porfavor

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber como faço pra colocar a opçao de forro no meu teclado,pois comprei um yamaha prs E233 MAIS NAO CONSIGO COLOCAR NA OPÇAO DE FORRO

    ResponderExcluir
  16. Para conectar esse tipo de teclado vc precisa de um cabo MIDI, uma placa de som no PC. Aí vc baixo o arquivo .sty de forró que temos aqui no site, conecta o teclado no PC através do cabo MIDI e passa o arquivo para ele, como se estivesse passando um arquivo para um pendrive...arguns teclados precisam de alguns aplicativo para fazer a passagem do arquivo, eu uso o musicsoft downloader.
    ASS: ADMINISRTADOR

    ResponderExcluir
  17. nao consegui pegar os solos no teclado nao,nao to conseguindo aconpanhar,pelas escalas,façoma escala por exemplo em re e quando muda pra um la nao consigo da continuida,vc tem algum site onde posso encontrar as musicas com os solos e as partes em escala para teclado ,se tiver eu agradeço.se musicas com as escalas feitas ai apresente ai no blog pra gente ir treinando,um abraço e fico mt grato se vc puder un abraço

    ResponderExcluir
  18. oi amigo vc num teria ritmos que desse paratocar na igreja católica ,lentos ficaria grato meu tecladoé um yamaha psr 550.

    ResponderExcluir
  19. Tenho sim rítmos religiosos católicos!!! Tenhos .sty (rítmos) para seu 550 e MIDI's tambem que podem ser usados em seu teclado! É só vc ir no MENU .sty lá em cima que vc encontrará todos! Podendo escolher o melhor pra vc!
    Grande abraço!
    ASS: administrador

    ResponderExcluir
  20. ei como faço pra colocar o rimo? e tocar dedilhando? eu tento colocar o ritmo mais sai tudo errado.

    ResponderExcluir
  21. obrigado pela dica vou colocar em pratica

    ResponderExcluir
  22. cara gostei muito desses video postado ,até toquei no meu teclado que é igual o seu psr e423só que tenho dificuldades de fazer solos e conpreider das escalas me de algumas ideias serei muito grato valeu meu emei lucasbrasil882014@hotmail.com obrigado.

    ResponderExcluir
  23. aula simples e objetiva parabens pela iniciativa eu toco a 8 anos e se tivesse tido uma aula dessas seria mto mais facil ter comecado...

    ResponderExcluir
  24. para bem sua atitulde vai ajuda muitas pessoas como eu. Obrigado

    ResponderExcluir
  25. bom e bem simples, sem se complicar. vc tem essa virtude. parabens!

    ResponderExcluir
  26. you the best man !!! simply

    ResponderExcluir
  27. Ai vai um arpejo de forro, vi no youtube. Muito bonito!


    Lá vai a sequência:

    1 - A quinta do acorde ( A quinta de cada acorde está a 3 tons e meio da tônica)

    2 - A terça do acorde ( No caso dos acordes menores, a terça está a 1 tom e meio da tônica, chamada de terça menor. No caso dos acordes maiores são dois tons, chamada de terça somente )

    3 - A tônica;

    4 - O terceiro grau do acorde;

    5 - O segundo grau do acorde ;

    6 - O primeiro grau do acorde;

    Começa devagar. O número de vezes q vc vai executar essa sequência, dependerá do andamento da canção

    ResponderExcluir
  28. gostei continue assim se dispondo em nos ajudar

    ResponderExcluir
  29. Muito interessante, ótimo! Parabéns, abraço

    ResponderExcluir
  30. carra gostei parabens pela boa vontade e vai em frente com certeza voce faz a diferenca continua assim ................deus abencoa ..............tate

    ResponderExcluir
  31. cara voce foi direto no asunto e explicou direitinho ,enquanto muitos fica roendo ,

    para nao dar uma dica parabens ,o mundo precisa de pessoas assim pra fazer

    a diferensa .....................deus proteja ,,,,,,,,,,,,,pate

    ResponderExcluir
  32. Muito bom cara, agora vou poder fazer acordes sem me preocupa se o que eu imagino fica bom ou não!
    Não me entereça se o outro vai gosta ou não, se eu achá que tá legal é por que tá legal!
    Eu não preciso de ninguém me rebaixando!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. nunca vi nada igual, voce é show !!!

    ResponderExcluir
  34. cara sou iniciante ja estudei as notas mais na hora de tocar uma musica nao sai nada ,olho muito cifraclubs la ten cifras mais na hora de tocar nao consigo por que sera, nao teria q ser solando igual vc esplica me ajuda por favor ficarei muito grato gostaria de vc me mandar as cifras de bonde do forro musica na hora de amar .................................

    ResponderExcluir
  35. poxa...vlw mesmo cara!!! tava precisando de umas dicas como esta! gostaria q postasse mais vídeos em estilos: baião e outros do nordeste! abraços

    ResponderExcluir
  36. Parabens pelo seu trabalho e como orientador, mas gostaria que me ajude. Tenho um teclado Rolande E-480 que era com disquet, foi modificado para pendryve. Como faco para baixar os stylos musicais para essa nova modificacao, pois baixo e o teclado nao le, se puder me ajudar , grato meu imail, halves51@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Muito Bom Colega .Poderia Dar Mais Dicas de Forró. Porque a Maioria das Pessoas que Tocam Teclado ,Preferem o Forró e MPB .Valew !!

    ResponderExcluir
  38. Legal o post agora gostaria de ver a tradicional vaneira vanerao e a marchinha do sul posta aí! Obrigado!

    ResponderExcluir
  39. muito útil cara ...não foi atoa q muitos te elogiaram.

    ResponderExcluir
  40. Adailton foi uma aula muito boa.

    ResponderExcluir
  41. Muito massa ,só que eu não peguei o os graus me ajuda ????

    ResponderExcluir