ESCALA MAIOR - TECLADO

OBS: Onde tiver a letra "P" quer dizer que tem que tocar com o polegar. Atenção pois tem notas bemois (notas pretas do teclado). Lembrando as notas NÃO simbolizam acorde e sim as notas soltas (teclas do teclado - escala).

Como fazer:  Exemplificando com o C.
Sempre quando terminar a escala repete...volta pra o C (com o polegar), façam duas oitavas depois tentem voltar do B pra C.
OBS: O dedo midinho só vai ser usado no final da segunda oitava, quando for voltar do B pro C.

       P             P           
C = do re mi fa sol la si do
       P             P              
D = re mi fa# sol la si do# re
       P               P                
E = mi fa# sol# la si do# re# mi
      P                P         
F = fa sol la sib do re mi fa
       P          P              
G = sol la si do re mi fa# sol
       P           P                  
A = la si do# re mi fa# sol# la
       P             P                    
B = si do# re# mi fa# sol# la# si

Depois que decorarem a seguencia, façam com a mão esquerda o acorde correspondente e com a mão direita a escala.

Essa escala de teclado é de extrema importancia pois é aprendendo ela que você vai ficar bom de solo e de tirar musica com bastante facilidade.

24 comentários:

  1. gostei muito das aulas,eu na verdade tô querendo aprender tocar teclado,e todas as informações que eu adquirir,será de grande importância pro meu aprendizado.........Agradeço de coração o espaço aberto ao Cantinho da Música que nos disponibiliza aulas grátis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, estou aprendendo algumas coisas, já tenho uns 6 meses no teclado e aprendi nada só o básico do básico, é muito difícil. Acho que se eu me esforçar muito vou aprender ainda neste ano de 2013.

      Excluir
  2. sou muito lento na aprendizagem como decorar melhor as escalas

    ResponderExcluir
  3. vç sabe o solo como zaqueu se souber pode me passar

    ResponderExcluir
  4. Cara essa iniciativa de ensinar nem que seja o básico pela net é uma coisa que merece muito destaque e parabéns, pois o conhecimento ñ deve ser retido apenas com quem os tem, deve ser repassado de geração a geração. se não, morrem junto com seus donos.
    Para que isso se Deus lhe deu um dom tão bom!!!

    Parabéns mesmo!!!

    Antonio, Moita Bonita/SE

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela dedicação e paciência para compartilhar de forma clara seus conhecimentos!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Otimo gostei muito era o que faltava para mim como estudo musica vai ser de muita avalia ficou bem claro sanou minhas duvidas obrigado

    ResponderExcluir
  7. gostei viu dessas dica valeu continui com essa simplicidade

    ResponderExcluir
  8. obrigada por essa luz, deus te abençoi!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita dificuldade pois estudo só pela internet. me perco com a mao esquerda direita fico confusa, não sei por onde iniciar. e como fazer a escala ou acorde ou melodia. estou na teoria mais louca pra entender comecei essa semana aprendi muita coisa porque ate então não sabia nada disso....

    ResponderExcluir
  10. obrigada ajudou muito!! =D

    ResponderExcluir
  11. gostei da didatica e preciso saber qual a relação entre escala cromática e diatônica .
    se posso usar uma para montara outra

    desde já muito obrigado.
    ass: toni

    ResponderExcluir
  12. eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii acho que agora vou tocar bem melhor kkk

    ResponderExcluir
  13. vc tem mim ajudado muito sempre teve vontade de aprender mais nunca tive oportunidade.
    obg por mesmo sem mim conhecer está mim ajudando muito.
    que deus ilumine mais e mais tua vida.

    ResponderExcluir
  14. Isso sim me ajudou muito, ja fazia teclado, e ja sei bastante acordes, agora com esse dedilhado minhas músicas vai ficar perfeita, vlw!

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito, quando queria aprender solos tinha que pegar de ouvido e eu sou pessimo nisso, espero que eu fique melhor ahora, muito boa tua iniciativa, parabens pelo site...
    Eu to tentando fazer o solo da musica Crying in the Rain...
    :)

    ResponderExcluir
  16. como fazer improvisaçao vc mim explica

    ResponderExcluir
  17. Muito bom mesmo. Ótimo tutorial, bem simples de entender e objetivo. Abraço e siga assim. Deus te abençoe!