O QUE É UM METRÔNOMO? PRA QUE SERVE?

Hoje vamos falar sobre um acessório indispensável para todos aqueles que desejam tocar violão com perfeição,  o metrônomo.
 Toda música, segue um tempo pré-estabelecido por seu autor, que seguindo esse tempo corretamente, executando cada nota e pausa dentro do tempo estabelecido, a música ou o som em si, sai com perfeição.

É muito comum você ver iniciantes que já dominaram a batida da música (seu ritmo) e a mudança de acordes, porém ao executar a música ela sai sem sentido, parece que nunca fica igual a música original.

Outro exemplo muito comum, é quando um iniciante na música forma uma banda ou conjunto com outras pessoas. Um dos integrantes do conjunto está tocando o inicio da música e outro já está no refrão hehehehe. Tornando a música perturbadora aos ouvidos alheios hehehehe

Em outras palavras o metrônomo é um relógio que marca o tempo (andamento) musical, produzindo pulsos de duração regular, que servem para medir o tempo em que você deve executar cada nota em uma música.

No sistema de partituras é muito comum você ver a "velocidade" da música em pulsações ou batidas por minuto, descritas já no inicio da folha,  sendo assim, você pode tocar uma música perfeitamente bem, sem ao menos ter escutado-a uma vez na vida.


Atualmente existe dois tipos de metrônomos: 

O metrônomo mecânico consiste num pêndulo oscilante, cujas oscilações reguladas pela distância de um peso na haste do pêndulo, podem ser mais lentas ou mais rápidas, sendo que a cada oscilação corresponde um tempo do compasso. Em outras palavras, a cada batida você toca uma nota ou aguarda o tempo necessário como é indicado na partitura. 

Metrônomo Eletrônico Há também metrônomos eletrônicos, em que cada tempo do compasso é indicado pelo piscar de um LED (light-emitting diode) e por um som eletrônico.

A maioria dos metrônomos modernos são eletrônicos e utilizam cristais de quartzo para a regulação de tempo. Os mais simples possuem um disco para controlar o tempo.

Alguns podem estar incorporados a afinadores eletrônicos ou produzir um tom de afinação (diapasão - usualmente 440 Hz). Que além de medir o tempo da música, você pode utilizar para afinar as cordas do seu violão.

Um dos mais sofisticados metrônomos eletrônicos, o Dr Beat da Boss pode  contar os tempos usando uma voz digitalizada.
  

1 comentários:

  1. Me ajudou muito, bem explicadinho, simples e objetivo! Nota 10!!!

    Abraços Raquel

    ResponderExcluir