CAMPO HARMÔNICO

O que seria Campo Harmônico da explicação de um professor chato!!!!

Prepare-se a explicação abaixo será traumatizante!

"As melodias são feitas dentro de um contexto em que existe um centro tonal indicando uma harmonia e uma escala. Os acordes sugeridos pela melodia estão contidos no que se chama campo harmônico."

Alguém entendeu alguma coisa? kkkkkkkkkk
 Brincadeira...

Traduzindo, Campo Harmônico nada mais é que: 

Toda à musica que você escuta nas rádios, no computador, no mp3 player efim..

Qualquer música que você escuta por aí,  foi escrita a partir de uma fórmula, conhecida como Campo Harmônico ou Progressão de acordes.

Resumindo: essa fórmula nos diz quais os ACORDE que combinam, deu para entender?
 

Por exemplo, toque o acorde de Sol maior e depois de Ré maior o som emitido está dentro de uma harmonia, agora tente tocar o acorde de Sol maior e logo após Mi maior, com certeza vai ficar estranho.

Concluíndo: Campo Harmônico é a fórmula que irá indicar qual acorde combina com outro acorde. Entendendo eles, você acaba por dominar a fórmula para fazer música!

Aqui vai uma tabela com as combinações mais usadas:

Esta tabela lhe será bem útil.
  

15 comentários:

  1. não entendi a tabela.
    qual sequência que usa nos acordes??

    em D por exemplo: fazemos uma música encaixando quais acordes em 1a 2a e 3a posição?

    ResponderExcluir
  2. essa tabela esta errada

    ResponderExcluir
  3. pra quem é leigo no assunto não é um bom negocio.
    isso ai não vale nada.

    ResponderExcluir
  4. qual seria o campo harmonio de Cm b5 e de C #5?

    ResponderExcluir
  5. isso é muito bom pra quem tá iniciando mas sabemos que campos harmônico é bem mais complexos isso é só pra mandar uns sertanejinhos ou outros nos acampamentos kkkk
    agora e um jazz???

    ResponderExcluir
  6. faz um tempinho que começei a aprender teclado, só que aprendo sozinha, busco muito material na internet e aqui consegui muita ajuda! valeu mesmo! antes de ver isso tudo eu dedilhava apenas com a 1º, 3º e a quinta, ficava muito ruim! kkk continue nos ajudando por favor

    ResponderExcluir
  7. valeu, sabendo essas notas, mesmo nao estando em sequencia, ja da pra tira um som bacana!

    ResponderExcluir
  8. Meu povo, a ordem dos acordes em cada música muda, ou seja, não existe tabela nenhuma que vai te dar quais são as notas exatas que você deve fazer pra tirar o som igualzinho, essa aí te indica os acordes dentro de cada tom, isso já é muito bom, o próximo passo é treinar bastante pra se ter uma boa percepção do ouvido e agilidade pra improvisar com esses acordes, com essa tabela, a única coisa que vocês terão de fazer, é identificar o tom da música desejada e encaixar os acordes.Vocês já tem a faca e o queijo na mão, agora é só saber agir.

    ResponderExcluir
  9. Erick Lima vc tem toda razão! Esta tabela apenas mostra oa notas que podemos usar em cada TOM. Podendo vim em qualquer ordem! É só treinar agora! Boa dica!

    ASS: ADMINISTRADOR

    ResponderExcluir
  10. como pode ter pessoas que falam mal desta teoria, resumindo essa pessoa nao vai ter sucesso na musica.

    ResponderExcluir
  11. Para começarmos a andar, primeiro aprendemos a nos equilibrar nas pernas depois os primeiros passos vacilantes até que possamos correr com agilidade e destreza.Portanto é desnecessário e confuso muita informação ao iniciarmos algo desconhecido. É fácil criticar no anonimato alguém que usa o seu tempo para ajudar a quem precisa. Para que tocar jazz agora se estou iniciando os acordes. Saiba construir e partilhar, e não destruir aquele que compartilha.

    ResponderExcluir
  12. e isso mesmo amigo, sempre existiu o ditado,quando deus da a farinha o diabo carega o saco,mais o amigo do cantinho da m, e protegido por deus e nao e ofendido com criticas

    ResponderExcluir