Olá pessoal, conversando com uma grande amiga aqui do blog a Ana, cheguei a conclusão que deveria colocar uma postagem sobre a importancia das inversões de acordes.
Eu quando comeceu tocar teclado não dava muita importancia para as inversões, até um certo dia resolvi tocar uma musica com acorde inverso. Logo de cara percebi a diferença, não tanto no som, mais na facilidade que traz em fazer o próximo acorde. A inversão é assim, além de fazer com que você use uma nota acima ou abaixo, sua principal função é facilitar a montagem do próximo acorde. Então veremos aqui.
Aqui no Blog já falamos sobre inversão de acorde, se quiser saber mais
clique aqui. Já mostramos tambem umas imagens de acorde inversos no teclado, se ainda não viu você pode ver
aqui.
Depois de já revisado um pouco e ter visto as imagens agora podes continuar. Como já falei as inversões vão facilitar você fazer o próximo acorde, logo, você vai ganhar mais agilidade, o que vai ajudar muito na hora de executar uma musica.
Por exemplo: Você vai fazer a introdução de uma musica, você fazendo as notas normais você vai ter que se preocupar primeiro em não errar o solo na mão direita, e não errar as teclas do acorde na mão esquerda, ou seja, preocupação em dobro. Fazendo inversão, você vai se preocupar só com o solo da mão direita pois na esquerda você vai apenas trocar 1 ou dois dedos de lugar e já vai estar fazendo o próximo acorde. Agora você me pergunta. Mais como?
Ex: Você esta tocando uma musica em C, e tem que ir para G. Usando a inversão de C= sol do mi, para ir para o G você vai apenas descer os dedos que estão no do e mi e já vai ser o G. Falando parece complicado mais veja no video para facilitar.
Nesse video eu faço primeiramente um C = sol do mi (com inversão), depois passo para o G movimentando apenas dois dedos, você nem precisa olhar para sua mão pois não tem como errar o G, apenas baixar os dedos. Você já não se preocupa com a mão esquerda, agora só com a mão direita, ou seja menos uma preocupação. Depois desse G se você fosse para um Am aí é só arrastar a mesma posição do G uma tecla a frente, logo você terá um Am. Viu como é fácil!!??
Veja agora uma sequencia de C, G, Am e F com inversão.
Vamos fazer na prática. Vou tocar uma musica com inversão e sem inversão, vocês perceberam a diferença.
Neste primerio video estou tocando com inversão. C, G, Am, F
E neste sem inversão, acordes normais. C, G, Am, F
Peceberam a diferença? Usando a inversão movimento menos a mão, movimento apenas os dedos, assim a possibilidade de minha mão errar o acorde é muito menor, e tocando sem inversão os acordes ficam mais longe o que pode ocorrer de um dedo apertar a tecla errada na ida ou na volta.
É importante tambem saber fazer a inversão de toda a escala pois você vai precisar de todas elas. Vamos fazer um exemplo em D. Vou tocar uma musica novamente para você verem.
Com inversão D, A, G.
Sem inversão D, A, G.
Vou mostrar agora as inversões de C para você verem como faz, assim saberam como fazer nos outros acordes. Uma inversão é o mesmo acorde, apenas trocamos de lugar o primeiro ou o ultimo dedo do acorde.
Ex: C (normal) =
do mi sol
C (inversão) = mi sol
do
Viram como o
dó que tava no começo do acorde foi pro final? Assim são as inversões, por isso o nome inversão, ele inverte o acorde.
Além do primeiro dedo do acorde ir para o final, pode ser tambem o ultimo dedo do acorde que vai pro começo.
Ex: C (normal) = do
mi
sol C (inversão) = sol do mi
Nesse exemplo o sol que era o ultimo dedo foi usado no começo do acorde.
Veja no video abaixo um exemplo de C. No video em faço os dois exemplo, o dó indo pro final e o sol indo pro começo. Vejam.
Pessoal é isso. Espero que vocês tenham entendido, não é dificil inversão, basta ficar atento que tudo se resolver. Não tenham dúvida, inversão facilita sim na hora de executar uma musica. Podem treinar que vale a pena. Qualquer dúvida só falar comigo na área de
Tirar-Dúvidas.