AFINAÇÃO
Com a ajuda de um diapasão, (instrumento calibrador, de sopro ou percussivo) ou outro instrumento qualquer, iguale o som das cordas do cavaco de acordo com suas respectivas notas.
As cordas do cavaquinho são afinadas de baixo para cima na finação tradicional: RÉ SI SOL RÉ ou em MI-SI-SOL-RÉ. A afinação tradicional é a mesma do violão sem LÁ e MI.
Você pode usar nosso afinador eletrônico
clicando aqui.
BATIDAS
Para você que tem dificuldades com batidas é só acompanhar sempre a batida do tamborim. É de vital importancia para uma boa batida que a mão esquerda trabalhe tambem, pois essa mao funciona como um abafador, que destraciona as cordas antes comprimidas pela formação do acorde na intenção principal de cortar a sonoridade e sendo de grande utilidade para o rítmo. Empregue tambem os efeitos, ou seja, aqueles sonzinhos que dão o tempero, como por exemplo a aplicação da nota B (sí) e um acorde como Dm (ré menor), provocando um efeito muito bonito, muito utilizado em partidos altos
.
Aqui estão algumas batidas:
(1) desce desce sobe - desce desce sobe desce
(2) desce sobe desce - sobe desce sobe desce – sobe
(1)desce-desce sobe
(2)desce - desce desce sobe
(1) desce sobe desce sobe
(2) desce desce sobe
PALHETAS
A dica dos pagodeiros é que use palheta de número 70 para execução de solos. Os números inferiores são recomendadas para companhamento, pois quanto menor o número masi flexibilidade e menor esforço sobre as cordas, possibilitando dessa maneira mais vida útil as suas cordas. Lembre-se que você só terá um som de qualidade em seu cavaquinho se manter as cordas limpas e cuidadas.
PROGRESSÃO
Muita gente pergunta sobre as tão faladas sequências de acordes para se tocar os pagodes raiz. Então vamos falar sobre esse assunto.
Essas são as famosas sequências que todos tem duvidas e consideram
fundamentais para se tornar um bom ‘’tocador’’.
Não é bem por ai: aprofunde nos estudos de campo harmonico que é justamente
de onde vem as tais sequencias.
Veremos apenas tres modelos, e para saber os outros é so fazer a
transposição. Confira:
C A7 Dm G7
C C7 F Fm Em A7 Dm G7
Cm C7 Fm Bb7 Eb G# Fm G7