Cantinho da Música

  • Inicio
  • MIDI's
  • RÍTIMOS PARA TECLADO
  • SOLOS PARA TREINO
  • APOSTILAS
  • AFINADOR
  • QUEM SOU
Inicio » fazer » notas » teclado » CONHECENDO O TECLADO

CONHECENDO O TECLADO

3 Comentarios
fazer, notas, teclado
Tenho percebido que muitos iniciantes encontram como principal dificuldade logo de imediato a escolha do equipamento correto, dado à imensidade de marcas e modelos existentes no mercado. Assim vamos começar por explicar um pouco as diferenças de equipamentos para que você possa chegar a conclusão de qual deve ser o de sua escolha.

Primeiramente:

Teclado não é igual a Piano e nem Órgão. Já perdi a conta de quantas vezes na minha vida eu ouvi a exclamação: Que legal, você toca Órgão! Isso se da porque as pessoas em geral acham que o Piano, o Teclado e o Órgão são a mesma coisa, o que não é.

Embora venham da família das teclas, o Piano é um instrumento de Cordas, o Órgão de Sopro e o Teclado é um instrumento Digital. Isso faz com que a forma que eles sejam tocados seja completamente diferente, embora no Teclado existam sons de Piano, Órgão e uma infinidade de outros instrumentos.
Nos Teclados nós temos basicamente três variações. Os Infantis, os Amadores e os Profissionais, e dentro desses, dois Tipos, os Arranjadores e os Sintetizadores.

Supondo que você embora seja um iniciante, não é mais criança, o ideal então para você será um Teclado Amador do Tipo Arranjador. Nessa faixa as duas líderes no Mercado são a Yamaha com sua linha PSR, e a Casio com sua linha CTK, variando os modelos de R$ 250 à R$ 1800. 


Cabe a você experimentar e chegar a conclusão de qual aquele que você gosta mais e que se encaixa no seu orçamento. Apenas seria importante que o equipamento escolhido tivesse 61 teclas e se você gosta de informática e pretende num futuro acoplar seu teclado ao computador, que esse fosse GM (General Midi) - embora você talvez não saiba o que é isso, confie em mim, você ainda vai usa-lo - que nós estaremos abordando mais sobre esse assunto posteriormente.

Esses teclados possuem Ritmos ou Styles, e também Timbres ou Songs. Nos Styles você encontrara alguns Ritmos como Baladas, Jazz, Samba, Salsa, Valsa e etc. Em média esses equipamentos possuem cerca de 100 Styles. Nos Songs você encontrara Timbres como Piano, Guitarra, Baixo, Violino, Bateria entre outros.

Em média esses equipamentos possuem 128 Songs. Mas vamos agora entender como as 7 notas musicais Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si se encontram dispostas no teclado olhando a figura abaixo.



Vimos acima como as 7 notas musicais estão dispostas no teclado, a seqüência Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si é repetida 5 vezes. Cada intervalo de Do a Si é chamado de Oitava, portanto um Teclado de 61 teclas possui 5 Oitavas, que começam com sons Graves e terminam com sons Agudos.

Nos teclados arranjadores as 2 primeiras oitavas são destinadas para uso dos Styles, e as demais 3 oitavas são destinadas para o uso dos Songs, isso se o equipamento estiver operando no modo Single ou Fingered (Consulte o manual do seu teclado para maiores informações ou entre em contato conosco). Existem duas maneiras de identificarmos as teclas. Uma é tomando como base as teclas Pretas, ou acidentes. Ao olharmos as teclas pretas iremos identificar que elas possuem um intervalo de 2 e 3 teclas.

Assim, o Do será sempre a tecla branca que vem antes do Intervalo de 2 Pretas, o Re vai ser a tecla branca localizada entre o intervalo de 2 pretas e o Mi a tecla branca localizada após o intervalo de 2 prestas. Pronto, já identificamos 3 notas Do, Re e Mi. Agora vamos as demais.

O Fá será a tecla branca localizada antes do intervalo de 3 teclas pretas, o Sol e Lá estarão entre o intervalo de 3 teclas pretas, em sua ordem respectiva e o Si estará após o intervalo de 3 teclas pretas. Assim aprendemos a localizar todas as notas, mas existe outra maneira ainda, pelo formato das teclas, atentem à figura abaixo.



O Re, Sol e Lá possuem formas diferenciadas. Já o Do e o Fá, possuem formas iguais, semelhantes a um L. E o Mi e Si, também, mas como se fosse um L invertido. Agora que já sabemos identificar as teclas vamos numerar os dedos de nossa mão para fazermos um exercício. Tanto na mão esquerda quanto na direita os dedos terão atribuídas a seguinte numeração:
Polegar = 1
Indicador = 2
Médio = 3
Anelar = 4
Mínimo = 5

Vamos executar agora um exercício.

Coloque seu dedo Mínimo (5) da mão esquerda no primeiro Dó do teclado. Vá com sua mão direita até o 3 º Dó do teclado, que será chamado Dó Central e coloque sobre esta tecla o Polegar (1) da mão direita, conforme a figura identificada abaixo:


Agora execute o exercício conforme exemplificado na figura abaixo ,usando o dedo determinado para a tecla especificada, conforme a figura abaixo:


Procure fazer primeiro a mão esquerda, depois a mão direita, e por fim juntar as duas. Também não tenha pressa, nesse caso o velho ditado “A Pressa é inimiga da Perfeição” se mostra bem veraz. Faça lentamente e conforme for ganhando firmeza nos dedos vá aumento a velocidade do exercício gradativamente. Ao fazer o exercício mantenha os dedos levemente dobrados, sobre as teclas e o pulso erguido. É importante também executa-lo diariamente. Ah, e para sentir melhor o exercício sugiro que o faça com o teclado operando no modo Normal e usando o Song Piano, que normalmente é o 00 ou 01. Ficamos assim então. No próximo capítulo estarei ensinando como identificar as notas numa partitura, e estaremos colocando a música Nona Sinfonia para você tocar em casa, assim não deixe de nos visitar para pegar essas novidades e outras que este portal disponibiliza, e até lá, mãos a obra com os exercícios propostos.
#Compartilhar :
Tweet
CONHECENDO O TECLADO Cantinho da Música
publicado em: 2010-08-01T20:30:00-07:00
Título:CONHECENDO O TECLADO
Classificação: 5 Em 27 Comentários
Postagens Relacionadas

3 comentários

Balas
Qual o melhor pra mim? delete 5 de maio de 2011 às 16:33

muuuuitoo boom! está de parabéns seu blog! bjs

Balas
Anônimo delete 25 de fevereiro de 2012 às 08:05

Amigos, tenho um teclado há mais de 10 anos (PSR77) e sempre quis aprender a tocar, para quem sabe poder ajudar na igreja. Agora acredito que engrenei uma marcha e vou até o fim. Valeu pelas dicas.

Emiliano Bahia

Balas
Unknown delete 7 de julho de 2014 às 15:59

Gostei da informação.
Grato.
Clério Junior.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

TRADUTOR

Arquivos

AFINE SEU CONTRABAIXO

Afine seu violão

GOSTOU? ENTÃO CURTA!

Seguidores

Total de visualizações

Gostou do Blog?

O que vc toca?

POPULARES

  • IMAGENS ACORDES NO TECLADO
    Acordes Sustenidos menores (X#m) Acordes Sustenidos (X#) Inversão de acordes: 1ª e 2ª inversão Acordes com sétima (X7) Acordes...
  • FLAUTA DOCE - APOSTILAS E MUSICAS
    Olá pessoal por pedido de um amigo estarei postando agora algumas apostilas e musicas de flauta doce. Andei pesquisando na internet e vi q...
  • ESCALA MAIOR - TECLADO
    OBS: Onde tiver a letra "P" quer dizer que tem que tocar com o polegar. Atenção pois tem notas bemois (notas pretas do teclado). ...
  • ARPEJO
    Um Arpejo é a execução sucessiva das notas de um acorde. Enquanto que num acorde as notas são tocadas simultaneamente, no arpejo essas mes...
  • AFINADOR DE CONTRABAIXO
    Muitos pediram e aqui está um afinador de contrabaixo para você deixar seu instrumento sempre afinado. Este afinador é bem completo e com el...
  • ENTENDO A MONTAGEM DE 7ª, 9ª, 11ª...
    Olá Amigos! Hoje iremos aprender como funciona a montagem de acordes com 7 (sétima), 9 (nona), 11 (décima primeira) e outros.  Esta...
  • Afinador de violão on-line
    Afine seu violão rápido e fácil aqui... Pra você que não tem afinar e não consegue afinar de ouvido, aqui esta a solução. É muito fácil e ...
  • PROGRESSÃO MENOR - TABELA SIMPLES
    Olá novamente!!! Agora estarei disponibilizando para você uma tabela com progressão menor, simples, porém, muito útil. Principalmente para...
  • ACORDES COM NONA MAIOR SIMPLIFICADO
    Podemos formá-lo da seguinte maneira. Acorde de C9 (dó com nona maior) a) Acorde aberto na mão esquerda (C, G e C) b) Na mão direita co...
  • Como cifrar uma música
    Cifrar uma música pode ser uma atividade frustrante. Calma lá, não quero te colocar pra baixo não. Acontece que cada qual tem sua capacidade...

ULTIMOS COMENTÁRIOS

Carregando...

Desaparecidos

DESAPARECIDOS:
Coloque no seu Blog!

DivulgandoDesaparecidos.org

CONTATO

Envie um email para:
contato@cantinhomusica.com.br

Importante

Todo ou maior parte do conteúdo postado neste Blog esta protegido pela Lei LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, de direitos autorais e pelo Código Penal - CP - DL-002.848-1940 de violão de Direitos Autorais. A cópia, distribuição ou comercialização deste conteúdo será considerado crime contra a propriedade Intelectual e Imaterial. O conteúdo estará disponível apenas no Cantinho da Musica, que disponibiliza o material para estudo.

Copyright 2014 Cantinho da Música - Todos os Direitos Reservados